Pesquisar este blog

Muita luz e bençãos à todos.

NÃO CONSUMA ERVAS E ALIMENTOS SEM ORIENTAÇÃO DE UM PROFISSIONAL.

Gostaria de pedir que caso algum autor não queira que seu texto seja postado aqui, por favor, é só comunicar e será retirado imediatamente.
Como a principal fonte é, muitas vezes, a Internet, meio de informação pública, muita coisa é publicada sem informações de Copyright, fonte, autor etc.. Caso algum texto postado ou imagem não tenha sua devida informação ou indicação, será escrito autoria desconhecida. Caso souberem, por favor, deixe um comentário indicando o ou no texto, ou caso reconheçam algum conteúdo protegido pelas leis de direitos autorais, por favor, avisar para que se possa retirá-lo do blog ou dar-lhe os devidos créditos. Se forem utilizar qualquer texto postado aqui, por favor, deem os devidos créditos aos autores dos textos. Obrigada!

sábado, 21 de abril de 2012

Árvores Símbolos do Brasil

Temos duas árvores símbolos no Brasil: o pau-brasil e o ipê-amarelo, cuja flor também é símbolo nacional.
Primeiro falarei do Pau-brasil e posteriormente do Ipê-amarelo

A árvore pau-brasil ou Caesalpinia echinata

O Brasil é o único país do mundo batizado em função de uma árvore e parece incrível, mas a árvore que deu nome ao nosso país, só foi reconhecida como Árvore Nacional cinco séculos após o descobrimento.
Poucos brasileiros já tiveram o privilégio de ver uma árvore de pau-brasil. Isso porque as regiões onde eram encontradas grandes quantidades desta espécie sofreram um violento processo de devastação que praticamente fez com que o pau-brasil fosse incluído na lista das espécies ameaçadas de extinção. Porém, graças a algumas iniciativas louváveis no campo da preservação do meio ambiente, nos últimos anos, nossa árvore aos poucos vai tentando recuperar seu status de cidadã brasileira.

Pau-brasil - nossa árvore símbolo pela lei de 1978.

Foi necessária a sua quase extinção para que o pau-brasil fosse reconhecido oficialmente na história brasileira. Em 1961, o presidente Jânio Quadros aprovou um projeto declarando o pau-brasil como árvore símbolo nacional e o ipê como flor símbolo.
Em 1972  é realizado um substituto do projeto que fica no "esquecimento" e somente em 1978 o Pau-brasil foi declarado oficialmente "árvore nacional" pela lei n.º 6.607. A mesma lei instituiu o dia 3 de maio como o Dia do Pau-Brasil, e a flor do Ipê-amarelo como "flor nacional".Esta lei obriga, também, o Ministério da Agricultura a plantar viveiros da espécie pau-brasil.
Após séculos de exploração desenfreada, o Pau-brasil é tão raro que maioria dos brasileiros nunca o viu. E você, o que conhece sobre o Pau-brasil?
Vamos estudar melhor a árvore que nos representa...

Antigo e raro espécime de Pau-brasil

Nome Científico: Caesalpinia echinata
Sinonímia: Guilandina echinata
Família: Fabaceae
Divisão: Angiospermae
Origem: Brasil
Ciclo de Vida: Perene
Nome Popular: Pau-brasil, brasileto, ibirapitanga, ibirapiranga, ibirapita, ibirapitã, muirapiranga, imirá piranga, orabutã, arabutá, sapão, pau-de-pernambuco, pau-de-tinta, pau-pernambuco, pau-rosado, pau-vermelho.

As lindas e perfumadas flores amarelas com vermelho do pau-brasil.

Como é a árvore?
O Pau-brasil pode chegar a 30m de altura, tem folhas miúdas e verde-brilhantes que nascem agrupadas. Sua época de florada ocorre do fim de setembro até meados de outubro e suas flores, formadas por quatro pétalas amarelo-ouro que rodeiam uma diferente, tingida de vermelho púrpura, emanam um perfume delicado.

Acúleos-espinhos

Seu fruto é uma vagem que libera sementes em forma de elipse. O tronco é espinhoso (acúleos) e a casca varia de pardo-rosada a pardo-acinzentada. O fruto é totalmente coberto por acúleos (espinhos) curtos e finos.A árvore tem uma vida longa e só chega à idade adulta aos 100 anos. É ótima para o paisagismo.

O corante vermelho

O tronco do pau-brasil apresenta o cerne de coloração avermelhada. O poder simbólico do vermelho remonta as civilizações mais antigas, por ser cor do sangue e do fogo, tinham também significado de vida e de destruição; de poder. Esta era a cor usada pelos Imperadores e esse foi um fato importante que levou ao corte do pau-brasil para a obtenção de sua madeira e sua resina - a brasilina (C16H14O5), substância que, após oxidação, fornece a brasileína (C16H12O5), corante vermelho natural usado para tingir tecidos de alto luxo, como o veludo, apreciado pela monarquia e pela alta corte. Esta foi a primeira atividade econômica dos colonos portugueses na recém-descoberta Terra de Santa Cruz, no século XVI.

Mapas comparativos da Mata Atlântica (5 anos atrás!)

Habitat natural e exploração
A Mata Atlântica é o habitat natural dessa árvore, mas infelizmente é muito difícil encontrá-lo na natureza. Em1928 o Pau-brasil chegou a ser considerado extinto, quando biólogos encontraram um único exemplar no interior de Pernambuco, onde hoje fica a Estação Ecológica de Tapacurá pertencente a Universidade Federal de Pernambuco UFRP.
Em 2005, pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) identificaram na Paraíba a maior população de pau-brasil ao norte do País. A expedição encontrou mais de 100 árvores ainda intocadas num remanescente de Mata Atlântica, com 200 hectares, em Mamanguape, 60 quilômetros ao norte de João Pessoa.

Jardim Botânico de João Pessoa/PB ( Mata do Buraquinho)

Também no Jardim Botânico de João Pessoa (500 hectares) – que é considerado a maior área verde em ambiente urbano dos pais, parece haver algumas espécimes de pau-brasil.
Ocorrência

Mata Atlântica, agora diminuta pela exploração desordenada

Ao todo 1.300.000 km² ou cerca de 15% do território nacional eram cobertos por Mata Atlântica englobando 17 estados brasileiros, atingindo até o Paraguai e a Argentina. Porém, cerca de 93% de sua formação original já foi devastada, e junto com ela, todo o pau-brasil!
É encontrado do Ceará ao Rio de Janeiro na floresta pluvial Atlântica, sendo particularmente frequente no sul da Bahia.

O cerne vermelho do pau-brasil.

Madeira
A madeira do pau-brasil e de excelente qualidade, muito pesada, dura, compacta, vermelha e muito resistente; de textura fina, incorruptível.
Utilidade
Os índios brasileiros já utilizavam esta árvore para confecção de arcos, flechas, extraindo corante vermelho intenso do tronco.
A madeira atualmente é empregada somente para pequenas marcenarias e confecção de arcos de violino ( e outros instrumentos )

O arco do violino "precisa" do pau-brasil

Outrora foi muito utilizada na construção civil e naval e, trabalhos de torno. Entretanto, seu principal valor residia na produção de um princípio colorante denominado "brasileína", extraído do lenho e, na época muito usado para tingir tecidos e fabricar tinta de escrever. A sua exploração intensa gerou muita riqueza aos exploradores e caracterizou um período econômico de nossa história, que estimulou a adoção do nome "Brasil" ao nosso país.

Eu e meus filhos, à uns treze anos atrás plantamos em nossa jardim duas mudas de pau-brasil. Uma sei que ainda está lá, embora cresça devagar...este ano já me propus plantar outra, no parque de meu bairro...e você conhece o pau-brasil? Já plantou algum? que tal plantarmos neste ano? O Brasil e a música agradecem!

_____   ***   _____

Compilado por Geni Mafra Souza: de meus estudos e conhecimentos.

Baseado e pesquisado também nos sites: www.sescsp.org.br/sesc/.../paubrasil/.../caracter.htm; www.drashirleydecampos.com.br/noticias/6196www.igeduca.com.br/.../pau-brasil-uma-arvore-em-nossas-raizes.html; http://www.rbma.org.br/anuario/mata_04_esp_pau_brasil.asp; www.clubedasemente.org.br/paubrasil.html; www.jardineiro.net/br/.../caesalpinia_echinata.php; www.bv.fapesp.br/namidia/noticia/.../encontrado-pau-brasil-nativo; http://www.tiberiogeo.com.br/. Imagens deste e de outro sites da Net.

fonte do texto e fotos: http://magiadailha.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário