Pesquisar este blog

Muita luz e bençãos à todos.

NÃO CONSUMA ERVAS E ALIMENTOS SEM ORIENTAÇÃO DE UM PROFISSIONAL.

Gostaria de pedir que caso algum autor não queira que seu texto seja postado aqui, por favor, é só comunicar e será retirado imediatamente.
Como a principal fonte é, muitas vezes, a Internet, meio de informação pública, muita coisa é publicada sem informações de Copyright, fonte, autor etc.. Caso algum texto postado ou imagem não tenha sua devida informação ou indicação, será escrito autoria desconhecida. Caso souberem, por favor, deixe um comentário indicando o ou no texto, ou caso reconheçam algum conteúdo protegido pelas leis de direitos autorais, por favor, avisar para que se possa retirá-lo do blog ou dar-lhe os devidos créditos. Se forem utilizar qualquer texto postado aqui, por favor, deem os devidos créditos aos autores dos textos. Obrigada!

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Receitinhas para Imbolc

Pra quem gosta de esquentar a barriguinha nos fogões, seguem receitinhas tiradas do site bruxaria.net, especialmente para este Imbolc! Bênçãos!

Pudim de Imbolc (Tribos de Gaia)
1 xícara de arroz, lavado, escorrido e cozido;
4 xícaras de leite — simbolizando o leite da Deusa;
1 xícara de açúcar branco — para a doçura da vida;
2 ovos batidos — simbolizando o sol e fertilidade;
1 xícara de mingau de maisena, consistente;
Baunilha a gosto, porque toda receita deveria ter baunilha;
Canela em pó a gosto.

Junte (sobre o fogo de Brigit – seu fogão mesmo serve) o arroz, o mingau, o leite, o açúcar, os ovos e a baunilha até que se tornem uma massa, apenas, cuidado para não encaroçar ou endurecer demais (por causa da maisena). Depois disso, tire do fogo e disponha em tigelas, polvilhando com a canela em pó na parte de cima. Leve ao refrigerador quando já estiver frio.
Sirva gelado!

(Se você é um praticante solitário, enquanto você mexe e carrega o pudim, deverá enfocar seus pensamentos e desejos nas coisas que você quer que cresçam em sua vida. Se você faz parte de um Coven ou uma Tradição Familiar, você deve cozinhar como manda sua tradição).

Crepes de ricota e ameixas pretas
Para a massa
2 xícaras de leite
1 ovo
1 xícara de farinha de trigo
Bata tudo no liquidificador. Frite pequenas porções de massa na frigideira formando os crepes. Vire bem a massa para que os crepes saiam bem finos. Vá empilhando um a um. Recheie com o creme de ricota e passas e sirva com o molho quente.

Recheio
500 g de ricota
2 xícaras de ameixas picadas embebidas em vinho branco seco e açúcar
açúcar à gosto
1 colher de chá de baunilha
½ xícara de creme de leite
Amasse bem a ricota com um garfo e misture o creme de leite, a baunilha e por último as ameixas escorridas, coloque açúcar à gosto e recheie os crepes. Caso queira pode bater a ricota com o creme de leite e a baunilha no processador, assim o creme ficará mais liso.

Molho
1 xicara de mel
½ xícara de vinho tinto seco
Coloque o mel e o vinho numa panela, misture e deixe ferver até reduzir e virar um molho encorpado. Regue os crepes com o molho e sirva acompanhado de creme de chantilly azedo ( opcional ).

Muffins de queijo
300 g de farinha
1 colher de sobremesa de açúcar
1 colher de sopa de fermento em pó
1 colher de café de sal
1 copo de iogurte natural
1 ovo
5 colheres de sopa de óleo
200 g de muçarela ralada

Peneire a farinha de trigo com o fermento em pó, o açúcar e o sal. Reserve. Em outra tigela bata o ovo com o óleo, o iogurte e misture bem. Junte os ingredientes secos e misture bem. Junte a muçarela e coloque nas forminhas . Leve ao forno 180° por 20 minutos.

Sopa de batata com requeijão e ervas
3 colheres de sobremesa de azeite
1 cebola picada
1 dente de alho
8 batatas médias cortadas em pedaços
1 folha de louro
2 litros de caldo de legumes ( pode ser comprado pronto e diluído )
½ xícara de leite
½ xícara de requeijão
1 xícara de alho-poro
1 colher de chá de gengibre ralado

Numa panela coloque o 1 colher de azeite, a cebola, o alho, ½ colher de gengibre e a batata. Refogue e depois acrescente a folha de louro e 2 xícaras de caldo de legumes. Após ferver acrescente o restante do caldo e deixe cozinhar as batatas. Retire a folha de louro, deixe esfriar e bata tudo no liquidificador com o restante do gengibre. Volte a mistura a panela e acrescente o leite e o requeijão. Sal à gosto. Deixe ferver. Sirva quente povilhada com anéis de alho-poro refogados em azeite.

Torta de cebolinha verde e proteína
500 g de farinha de trigo
4 tabletes de margarina ( ou pouco mais se necessário caso a massa fique muito seca)

Para o recheio
300 g de proteína de soja em flocos
2 dentes de alho bem amassados
6 molhos de cebolinha verde
1 molho pequeno de salsinha
1 xícara de castanha do Pará batida no liquidificador grosseiramente
1 xícara de azeitonas picadinhas
1 xícara de passas sem sementes
1 colher de sopa de curry
1 xícara de vinho tinto seco
Sal á gosto
Pimenta do reino à gosto
2 colheres de azeite

Misture a farinha com a manteiga até ficar uma massa homogênea. Faça uma bola com a massa e reserve.

Corte a cebolinha em tiras de mais ou menos 2cms, inclusive os talos brancos. Pique a salsinha bem miudinha. Coloque a proteína de soja numa travessa e acrescente duas xícaras de água quente. Deixe inchar por 10 minutos. Aperte a proteína para tirar a água. Refogue o alho no azeite e acrescente a proteína. Misture e vá acrescentando os outros ingredientes. Deixe cozinhar, até reduzir bem o caldo. Deixe esfriar.

Numa travessa estenda a massa de farinha no fundo e nas laterais preencha com o recheio. Cubra a torta com o restante da massa fazendo um tampa. Asse em forno moderado preaquecido até dourar.

Torta de ricota com cobertura crocante
Para a massa
5 gemas
1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite
½ kg de ricota
5 claras em neve
1 colher de raspa de casca de limão
Bata no liquidificador as gemas, o leite condensado, o creme de leite e a ricota. Coloque numa travessa e adicione as claras batidas em neve e as raspas de limão. Despeje em uma forma untada com margarina e papel manteiga. Leve para assar em forno preaquecido moderado por 40 minutos.

Cobertura
250 gr de passas
1 colher de sopa de maisena
1 copo de água
2 colheres de sopa de vinho tinto seco
3 colheres de sopa de açúcar
Bata as passas com a água, a maisena e o vinho no processador. Coloque em uma panela e leve ao fogo. Acrescente o açúcar. Mexa até engrossar. Reserve.

Crocante
150 g de açúcar
50 gr de nozes ou castanha do Pará picadinhas
½ colher de sopa de margarina

Derreta o açúcar , deixando caramelizar, acrescente as nozes e a margarina. Misture bem. Despeje sobre um mármore untado com margarina. Quebre depois de frio, com um rolo de macarrão. O crocante deve ficar bem esmigalhado. Coloque a cobertura de passas e jogue este crocante por cima. Se quiser coloque raspas de chocolate ao leite por cima ( opcional ).

Sopa de Cenoura, Maçã e Caril
2 colheres de chá de óleo de girassol
1 colher de sopa de caril suave em pó
1/2 kg de cenoura picada
1 cebola grande picada
4 chávenas de chá de caldo de galinha ou legumes
sal e pimentas a gosto
iogurte natural magro
1 maçã ácida picada

Aqueçam o óleo e fritem o caril em lume brando durante 2 a 3 minutos. Adicionem a cenoura, a cebola e a maçã, mexam bem e tapem a panela. Cozinhem em lume brando por cerca de 15 minutos, mexendo algumas vezes, até que os ingredientes estejam tenros. Coloquem a mistura num copo misturador (ou num copo alto e use a varinha mágica), acrescentem metade do caldo e batam até obter uma pasta lisa. Retornem a mistura à panela e adicionem o restando caldo. Levem ao lume até levantar fervura e temperem com o sal e pimenta. Sirvam em pratos fundos, decorados com uma espiral de iogurte e tiras finas de cebola.

Massa do Pastor
15 gramas de Manteiga
2 colheres de sopa de Azeite
1/2 Cebola, em rodelas
1 dente de Alho, esmagado
125 gramas de Cogumelos, cortados em quartos
50-75 gramas de folhas de Manjericão, rasgadas
500 gramas de Tagliatelle
2 colheres de sopa de Parmesão ralado
2 x 400g de Tomate picado (duas latas)
200 ml de Creme Fraiche
300 g de Brie, descascado e cortado aos pedaços
50 g de queijo Dolcellate, cortado aos pedaços
Sal e Pimenta q. b.

Derretam a manteiga com uma colher de sopa de azeite numa frigideira, adicionem o alho e a cebola e fritem ate dourado. Adicionem os cogumelos e cozinhem por 2 minutos. Juntem quase todo o manjericão. Temperem com sal e pimenta, e retirem do lume. Reservem.

Cozam a massa até estar al dente. Escorram, voltem a por na panela, temperem e juntem um pouco de azeite.

Escorram o sumo do tomate para dentro de uma tigela. Misturem o tomate com os cogumelos, e misturem o creme fraiche com o sumo de tomate. Em seguida, misturem os dois preparados com a massa, misturando bem. Juntem mais um pouco de manjericão, e ponham a mistura num pirex untado com manteiga (o pirex deve ter a capacidade de cerca de 2 litros). Distribuam os pedaços de Brie e de Dolcellate por cima da massa, e polvilhem com o Parmesão e o resto das folhas de manjericão. Levem ao forno pré-aquecido a 180o, durante 40 minutos. Serve 6.

Pato com Sésamo e Tangerina
4 Peitos de Pato
2 colheres de sopa de molho de soja
4 colheres de sopa de mel
1 colher de sopa de sementes de sésamo
4 tangerinas
1 colher de chá de maisena
Sal, pimenta rosa e negra a gosto

Pré-aqueçam o forno a 180º. Espetem os peitos de pato na diagonal e façam alguns sulcos. Coloquem os pedaços de pato numa grade que vá ao forno sobre uma assadeira e levem ao forno durante uma hora. Misturem uma colher de sopa de shoyu com 2 de sopa de mel e pincelem sobre os pedaços de pato. Espalhem as sementes de sésamo por cima. Assem 15 a 20 minutos ou até ficar dourado. Raspem a casca de uma tangerina e espremam o sumo de uma também. Misturem com maisena e acrescentem o restante shoyu e mel. Aqueçam até engrossar, mexendo sempre. Temperem com o sal e as pimentas. Descasquem as tangerinas restantes e dividam-nas em gomos. Sirvam o pato com o o molho de tangerina decorado com os gomos por cima.
Servir com uma salada simples ou um stir-fry.

Panquecas
225 g de Farinha
2,5 dl de leite meio gordo
30 g de açúcar
2 ovos
1 colher de chá de fermento

Misturem todos os ingredientes a exceção do leite num copo tupperware alto e misturem com uma varinha magica (não a usada em rituais, a da cozinha mesmo) e adicionem o leite aos poucos continuando a misturar com a varinha.
A massa fica muito grossa e espessa.

Aconselho a usar uma frigideira anti-aderente - embebam um algodão num pouco de óleo de cozinha e humedeçam a frigideira. Se a massa estiver boa, a parte virada para cima começara a fazer bolhas. Virem as panquecas que deverão estar ligeiramente acastanhadas.

Geralmente as panquecas comem-se com manteiga e regadas com maple syrup (podem comprar este xarope saboroso no celeiro). Se quiserem, podem adicionar passas, maçãs ao pedaços etc., a massa das panquecas, ou esqueçam o sal e juntem umas quantas ervas aromáticas cortadas finamente para uma ótima base para molhos ou vegetais fritos ligeiramente na frigideira (ou Wok, como eu costumo fazer).

Bolo de Mel
7 ovos
250g de açúcar
250g de farinha
2dl de azeite
2dl de mel
1 colher de chá de canela
1 colher de chá de sal
1 colher de chá de fermento
Raspa de um limão

Batam muito bem as gemas. Adicionem o azeite em fio, e continuem a bater. Juntem o mel, o açúcar e as raspas de limão, continuando sempre a bater.
Acrescentem a farinha, misturada com a canela, o sal e o fermento. Por fim, adicionem a mistura as claras batidas em castelo, misturando cuidadosamente.
Levem a forno médio, ate estar feito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário