Pesquisar este blog

Muita luz e bençãos à todos.

NÃO CONSUMA ERVAS E ALIMENTOS SEM ORIENTAÇÃO DE UM PROFISSIONAL.

Gostaria de pedir que caso algum autor não queira que seu texto seja postado aqui, por favor, é só comunicar e será retirado imediatamente.
Como a principal fonte é, muitas vezes, a Internet, meio de informação pública, muita coisa é publicada sem informações de Copyright, fonte, autor etc.. Caso algum texto postado ou imagem não tenha sua devida informação ou indicação, será escrito autoria desconhecida. Caso souberem, por favor, deixe um comentário indicando o ou no texto, ou caso reconheçam algum conteúdo protegido pelas leis de direitos autorais, por favor, avisar para que se possa retirá-lo do blog ou dar-lhe os devidos créditos. Se forem utilizar qualquer texto postado aqui, por favor, deem os devidos créditos aos autores dos textos. Obrigada!

sábado, 24 de novembro de 2012

A Alfazema

Autoria: Sandra Baptista

Campo de Alfazema

A alfazema, também conhecida como Lavanda, é uma erva muito cheirosa, originária da Ásia.

De acordo com a História, ela foi inicialmente batizada pelos gregos com o nome de "nardus", em alusão à sua origem ligada a Naarda, uma cidadezinha na Síria, perto da região do rio Eufrates. Sua fama espalhou-se rapidamente pela Europa e foi ela a principal percursora do desenvolvimento e da expansão da arte da perfumaria e cosmética. Seus benefícios são tão amplos que, na aromaterapia, ela é considerada o óleo essencial básico para praticamente todos os tratamentos. Seu aroma é indicado especificamente para tranquilizar o sistema nervoso, agindo sobre a emoção e deixando as pessoas mais serenas.

 

Propriedades da alfazema

  • É analgésica, antidepressiva, anti-inflamatória, anti-séptica, sedativa, sudorífica
  • Excitante o sistema nervoso,
  • Repele insetos, e cura picadas,
  • Combate anemia, a acne, a asma, bronquite, catarro, gripe, resfriado, sinusite, tosse,
  • Tem propriedades aromáticas desodorantes refrescantes
  • Funciona como tônico capilar
  • Limpa e amacia a pele

Efeitos colaterais e contra-indicações

Se for consumido em altas doses, pode ser depressiva do sistema nervoso e causar sonolência. Assim como outras plantas, não deve ser consumida em excesso e não se devem fazer tratamentos sem orientação médica. Outras contra-indicações: pessoas com úlcera devem evitar o consumo do chá.

Modos de preparo da alfazema

Infusão ou decocção:

- Ferver juntos: 10g ou 2 colheres de folhas secas picadas para cada meio litro de água e tomar uma xícara, duas vezes ao dia;

- Colocar 5g ou uma colher de sopa de flores de alfazema em uma xícara de água fervendo e deixar por 5 minutos. Pode ser adoçado com mel e bebido 4 vezes ao dia.

O chá de alfazema  tem como princípios ativos: cumarina, taninos, saponinas, princípio amargo, óleo volátil (linalol) com perfume característico da alfazema. Este  chá é bastante usado nos tratamentos de dor de cabeça e nevralgias, insônia, vertigens, bronquite crônica, nervosismo, asma brônquica, astenia, também contra problemas estomacais, como dispepsias, cólicas, flatulência e mau hálito.

Compressas e massagens:

- Colocar 10 gramas ou duas colheres de sopa em 1 litro de álcool neutro ou de cereais. É antisséptico e cicatrizante e, em massagens, alivia dores reumáticas;

Maceração:

- Colocar 50 gramas de flores em um litro de água por 15 dias e coar. Serve para contusões, alivia as dores e desincha.

Dicas:

  • Banho: um banho perfumado com óleo essencial de Alfazema é um excelente tratamento contra a insônia.
  • Na Cosmética: como água tónica ajuda a acelerar a substituição das células nas peles sensíveis e é anti-séptica contra o acne. Protetor dermatológico.
  • Em Aromaterapia: é um dos óleos essenciais devido à larga amplitude das suas propriedades curativas. É ante estresse; regenerador da pele, relaxante e combate as rugas.
  • As Flores, menos potentes que o óleo essencial, são benéficas quando usadas como infusão para o cansaço, dores de cabeça, cólicas e indigestão. Devem ser colhidas no final da floração quando as pétalas começam a secar.
  • Gargarejo com infusão de flores, alivia a dor de dentes.

Fontes:

Conheça o chá de alfazema e suas aplicações!

Horta em Casa

Receita Natural

texto e fotos vem daqui: http://www.terapiasecursos.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário